Mas o que é Esperanto?


Esperanto é uma língua criada há dois séculos, com a finalidade de ser uma língua universal. Não existe nenhum país no mundo que fale esperanto, entretanto ele está presente em quase todos os países do mundo. Assim como Klingon, essa foi uma língua criada, mas em vez de cultura POP, o objetivo é a esperança de a unificação trazer paz aos povos. Essa língua é um grande sucesso, mas também é portadora de uma história fenomenal.
Signo do Idioma, usado para
identificar faladores
Como essa língua foi planejada para ser universal, ela é por si só fácil: Cada letra possui um som e cada som possui uma letra, ou seja, não tem letras complicadas como o “H” para o português, ou o C, que possui função de “K”, e de “S”. A gramática é realmente simples e regular – não há exceções - , bem mais simples do que a atual língua universal que é o inglês.
Os vocábulos do esperanto são oriundos das línguas mais faladas do mundo ocidental, ou seja, italiano, inglês, alemão e por aí vai. Entretanto, há um sistema de formação de novas palavras pelo acréscimo de afixos, que permite que novas palavras sejam criadas pelos usuários da língua sem ter que importar de outros idiomas, como na criação desse sistema.Os fonemas são essencialmente eslavos, assim como muito da semântica, enquanto o vocabulário é derivado primordialmente de línguas românicas, com uma menor contribuição de línguas germânicas e algumas palavras de várias outras línguas (o dicionário etimológico de esperanto "Konciza Etimologia Vortaro", de André Cherpillod, faz referência a 110 línguas).

Nenhum comentário:

Postar um comentário